terça-feira, 9 de maio de 2017

ESTÁTUA

Zildo Gallo


Permaneço incólume,
intocável,
ainda pensando
(se me é dado pensar)
em arrebatar a vida,
vida sem pedestal,
vida de elevações
e precipícios.

O azul e o vermelho
põem-se tentadores
à minha frente
e eu permaneço
na sonolência do negro.

A vida passeia
ao meu redor.
Permaneço incólume,
estátua em bronze,
pensando em descer
do pedestal
e tomar a vida,
mas vou deixando
a chuva cair,
o vento soprar,
intocável...

Assim é a vida da estátua:
séculos no mesmo lugar,
alheia a tudo e a todos a sua volta,
sem ao menos se incomodar
com as fezes dos pássaros
e com a urina dos transeuntes bêbados.
É melhor não ser estátua,
bem melhor ser de carne e osso,
ainda que perecível...

Zildo Gallo - Americana, SP, 20 de agosto de 1974
Meu primeiro poema, revisado em 09 de maio de 2017.


2 comentários:

NOTA DA REDAÇÃO