Zildo Gallo
Benjamim
R. Barber não foi o primeiro cientista social a notar que os consumidores são
mais atraídos pela imagem criada do que pela real função do produto que ele
compra. Contudo, além de ele considerar benéfica e necessária a diminuição no
consumo, em larga escala supérfluo, ele acaba indo muito mais além, culpando o
hiperconsumo da sociedade afluente pela crise econômica atual.
No
seu livro "Consumido: Como o mercado
corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos", escrito em
2007, o autor mostra como o etos infantilista, criado e desenvolvido pelo
mercado de bens consumo contemporâneo, priva a sociedade de cidadãos
responsáveis e autônomos e substitui bens antes públicos por mercadorias
produzidas pelo setor privado.
Barber
considera que o consumismo é uma forma tardia do capitalismo que, nos seu
início, surgiu como um sistema produtor de bens úteis à população, democratizando
o seu acesso para amplas parcelas dos habitantes de todo mundo, por conta da
crescente produtividade que caracteriza o sistema industrial.
Ele
também avalia que a desigualdade na repartição da riqueza global separou a
Terra em dois tipos de consumidores potenciais: os pobres dos países em desenvolvimento,
que têm muitas necessidades e poucos recursos para satisfazê-las, e os ricos
dos países desenvolvidos, que têm muito poder de compra e que já não têm no que
gastar e nem mesmo porque gastar. Com convicção ele afirma que o capitalismo na
sua faze atual não se baseia na produção de mercadorias, mas na produção de
mais e mais necessidades para serem atendidas.
Uma
grave constatação: se os pobres não podem enriquecer para se tornarem
consumidores, os afluentes, tanto dos países desenvolvidos como dos em
desenvolvimento, precisam ser atraídos às compras. Então, induzi-los a que
ainda permaneçam infantis na idade adulta pode esticar por mais tempo o ímpeto
consumista dos cidadãos. Em suma: o capitalismo atual precisa de cidadãos
adultos infantilizados.
A
gravidade de tal situação é que a tradicional sociedade democrática está sendo
colonizada por uma imposição generalizada do mercado, sob o comando do
marketing das grandes corporações. O espaço público está sendo privatizado em
todo o planeta e caminha a largos passos um processo de homogeneização cultural
que visa expandir o mercado aos bens produzidos pelas corporações.
O
livro Consumido, do professor Barber, diante do quadro grave de crises (meio
ambiente e economia) que atingem todos e em todos os lugares do mundo, trata-se
de leitura obrigatória para todos aqueles que estão sinceramente preocupados
com o destino da humanidade e do Planeta Terra.
BARBER,
Benjamin R. Consumido: Como o
mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos. Rio de
Janeiro: Record, 2009.
Benjamim R. Barber é um teórico
político renomado. É autor do best seller Jihad
x McMundo, também publicado no Brasil pela Editora Record.
Excelente texto/publicação
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